quarta-feira, outubro 04, 2006

Sao Duas e Meia da Manha...

Porquê ser perfeito? Porquê querer sê-lo?

Porquê esta tão irritantemente persistente e inconveniente obcessãozinha humana?

Só serve para nos fazer sentir culpados. Culpados por não sermos tudo o que sabemos que poderíamos ser, fossemos nós perfeitos. E começamos a viver para os outros e em função do que acreditamos ser a perfeição e quando descobrimos que não o somos, que não o fomos, que não a encontrámos ou que não existe... Não resta nada.

E o nada é pior que tudo.

É pior que a dor e a frustração. É pior que a culpa. É pior do que a desilusão e do que a angústia. Porque não sentir nada é não ser humano. É falhar ou passar ao lado da vida. A vida que é no fundo a única coisa que verdadeiramente existe. Porque depois dela ou além dela não há nada de facto.



Tudo vai, definitiva e invariavelmente, correr bem. Porque no final tudo corre bem. E tudo está bem quando acaba bem. A questão é que, embora saibamos que eventualmente tudo se vai resolver, ficamos sempre na dúvida se isso vai ou não acontecer por causa de algo que façamos nós próprios. E essa dúvida traz mais angústia.
Bolas para isto! Começo por achar que não vale de nada angustiar-me porque tudo há-de correr bem mas acabo angustiada por não saber se depende de mim fazer alguma coisa e, dependendo, que coisa será essa...

Isto tudo porque quero, queres, queremos ser perfeitos. E nunca vamos poder sê-lo. Porque ninguém é perfeito. E com esta atingi o limite de frases feitas que posso usar.

É perigoso ser feliz. Sim. E depois? Não podemos ser sempre felizes. Sim? Bem... Sim. Mas e depois? Sofrer faz-me diferente. Sim. E depois? Viver implica errar, implica escolher e escolher errar, implica pensar, implica sentir, implica carregar fardos, implica lutar para os tornar mais leves, implica crescer... É bem melhor sentir que errámos muito do que pensar que não vivemos nada.

Nem os teus olhos são perfeitos mas só por isso preenchem tão bem o espaço que ocupam. Aí. Aqui. Em todo esse mundo que queremos ver ser um lugar melhor.

I'm like a parrot. Can a parrot face a lion?

2 comentários:

Cate disse...

fui eu q tirei essa foto tao gira :) relax claudia *

Margarida disse...

Acho que é o teu melhor post =) Espontaneo, simples e claro Beijinho menina*