quinta-feira, novembro 29, 2007

Imaterial, indescritível, inigualável e insubstituível


Imaterial, indescritível, inigualável e insubstituível.

Desde que nasci que não sou só eu porque já antes de nascer e antes de ser eu, era tu. Já antes de existir, existia em ti, existias tu e eu – uma só.

Desde então que nunca fui (eu) só. Em mim e a meu lado, continuamos a existir em conjunto. E a experiência de uma que cada vez é menos maior que a da outra e as experiências das duas que das duas se tornam, dá a toda esta existência uma cor e um movimento exuberantes mesmo nos momentos mais taciturnos.

És uma casa onde regressar em todas as ocasiões. Uma casa onde o meu espaço está sempre à espera de ser preenchido, embora nunca esteja vazia.

És uma força sem limites mesmo quando não a tens.

És um momento de descanso num dia de arromba.

És um bálsamo para as mil dores do mundo nem sempre feliz, nem sempre justo, para onde me trouxeste sem nunca me abandonar.

És uma companheira de viagem que me acompanha para onde quer que vá.

És a minha consciência, porque ma deste, e quem mais me provoca e desafia.

Hoje sou eu, quem tu nunca foste. Hoje sou eu, única e individual, sonho o meu mundo e concretizo os meus ideais. Hoje sou eu, mas nunca só. E nunca o seria, sem ter sido tu, sem ser nós. Porque todos os dias sou mais qualquer coisa, dás-me mais um pouco e devolvo-te cada vez mais, para sermos todos os dias maiores.

Imaterial, indescritível, inigualável e insubstituível. Uma mãe e uma filha. Unidas no género e na gestação, vivendo em conjunto e em associação. Um bom professor não tem que não discípulos dissidentes.* A nova geração será, serei, indubitavelmente diferente, alegadamente melhor. Mas muito do que direi às minhas filhas será a voz da minha mãe a falar-me, a falar-lhes, através do tempo das nossas vidas.

Imaterial, indescritível, inigualável e insubstituível. O Amor de uma Mãe. O Amor de uma Filha.

* "A good teacher can only have dissident pupils." Erwin Chargaff (Bioquímico Austríaco que emigrou para os EUA durante a 2a Grande Guerra Mundial)

1 comentário:

Cate disse...

oh :) gostei.