quinta-feira, julho 03, 2008

Nós e o Sistema Nervoso

(amiguinhos neurónios)

A vida é louca, gira a cem à hora. Não. Devagar. Um passo de cada vez porque é assim que tem de ser. De um dia para o outro nada muda. Menos nos dias em que sim.

A maioria dos dias têm de ser vividos um depois do outro, com cuidado para não aborrecer com a rotina, para não esquecer ninguém, para conseguir qualquer coisa, para rir um pouco. Depois há aqueles dias que parecem valer uma vida inteira e que mudam tudo. Mas com o tempo, também esses dias vão parecer-nos naturais e espectáveis, encaixando perfeitamente no desenrolar da vida.

O que o tempo consegue fazer!

A vida é louca e gira a cem à hora porque mudamos todos, e mudam todos à nossa volta, muito depressa e sem nos apercebermos. É como andar numa montanha russa sem as barras de protecção. E gastar uma quantidade enorme de energia só para nos segurarmos e não perdermos o caminho que escolhemos.* E torna-se pior ainda quando não sabemos onde queremos andar...

(* O Sistema Nervoso Central é um dos sistemas que mais energia requer no nosso corpo e cerca de 90% dessa energia é usada, não para a transmissão nervosa propriamente dita mas sim para manter um estado bioeléctrico que permita a transmissão. Com um organismo assim determinado, o que podiamos esperar da nossa vida?)

Sem comentários: